Polias reguláveis... e agora?

Polias reguláveis são um óptimo upgrade para quem queira afinar o ponto do motor minuciosamente, neste caso das árvores de cames. Noutras palavras afinamos com precisão a altura que as válvulas de escape e admissão abrem e fecham em relação à posição do pistão e cambota, quanto mais perfeito e síncrono for este "timing" melhor rendimento terá motor.

E agora como regulo as polias? Existem vários métodos mas este talvez seja o mais simples e fácil de executar mas para tal são necessárias algumas ferramentas especiais:
- 1 x Comparador.
- 1 x Braço articulado para o Comparador.
- 1 x Transferidor de 360º para a polia da cambota (como na figura inicial).
1 - Rode a cambota no sentido normal de funcionamento do motor até encontrar o ponto morto superior no cilindro nº1 (no caso dos Hondas e carros não franceses, se houver dúvidas consultar o manual de oficina. Pode confirmar o PMS verficando a posição do pistão através do orifício das velas de ignição.
NOTA 1: Importante nesta altura colocar a folga das válvulas a 0,00mm. Depois de acabarmos a afinação temos que repor a folga de acordo com as especificações do fabricante das árvores de cames, neste caso podemos ver no diagrama apresentado que para admissão é de 0,23mm e escape é de 0,27mm.
2 - Cole o transferidor (pode ser uma fotocópia de papel) na polie da cambota e faça uma marca no bloco coincidente com posição de 0º no transferidor. Um bocado de arame é muito prático porque se pode aparafusar ao bloco e serve de ponteiro no transferidor.
NOTA 2: Se rodar demasiado a cambota nunca rode para trás para voltar a oº, rode antes novamente no sentido de funcionamento do motor até voltar a oº (PMS).
3 - Colocar o comparador a medir a abertura da válvula no chapéu superior que segura a mola da válvula. No caso do diagrama apresentado devemos usar as válvulas de escape e admissão do clindro nº1 correspondentes à came primária porque é um motor VTEC. Podemos começar pela de admissão.
4 - Rodar a cambota até o transferidor apresentar o ângulo, na marca do bloco, que teoricamente corresponde ao centro da came primária de admissão. No caso do diagrama apresentado teriamos que rodar a cambota 253º (360º-107º) no sentido horário (para motores que rodam no sentido horário como o K20).
5 - Desapertar os parafusos da polia regulável de admissão. Rodar apenas (a cambota fica imóvel) a árvore de cames de admissão até vermos a máxima abertura da válvula de admissão, correspondente à came primária, no comparador. Neste caso segundo o diagrama será de 7,5mm, quando o comparador estiver na abertura máxima será esse o centro da came primária.
6 - Apertar os parafusos da polia regulável de admissão ao binário específico.
7 - Repetir os passos 4, 5 e 7 para a válvula de escape da came primária do 1º cilindro e temos as nossas árvores de cames no ponto. Atenção que no caso do diagrama para o escape devemos rodar apenas 107º na cambota.
8 - Volte a rodar o motor duas vezes e verifique novamente com o comparador se a abertura máxima das válvulas de admissão e escape coincidem com os valores no transferidor.

Podem adquirir um comparador e um braço flexível da ATE, que tem um excelente ratio qualidade/preço e fica mais barato que os comparadores específicos para motor.